Os cuidados na hora de alugar um imóvel

Imóveis bem localizados, conservados, com preços de locação compatíveis com o mercado e vaga na garagem são muito procurados por inquilinos. As pessoas interessadas em alugar um imóvel, no entanto, devem ficar atentas e verificar alguns itens para garantir uma negociação segura.

No caso de imóveis comerciais, dentre outros aspectos, é importante verificar quais as atividades permitidas no local e se o imóvel possui “habite-se”. Já em imóveis residenciais, itens como localização e normas internas de imóveis localizados em condomínios não podem ser esquecidos.

O interessado deve verificar, ainda, a parte física do imóvel, a fim de constatar se há condições de habitabilidade do espaço pretendido. Nesse caso, antes de bater o martelo, é importante a elaboração de um laudo de vistoria que contenha a descrição detalhada de toda a estrutura encontrada. Isso inclui a necessidade de contar com fotografias do local, para que não haja, posteriormente, cobranças indevidas de alguma das partes (locador e locatário).

“Está mais do que comprovado que os imóveis em boas condições de conservação são os mais alugados. No entanto, se o locatário optar por um imóvel em condições ruins, ele pode, mediante acordo com o proprietário, abater o custo da reforma nas parcelas do aluguel”

Assinatura de um contrato de locação que contenha cláusulas dos direitos e deveres de cada uma das partes, entre outras informações, incluindo o preço, o prazo da locação e o índice de reajuste anual do aluguel.

No momento de fechar negócio, o inquilino deve estar atento não só ao preço do aluguel. Os valores do condomínio e do IPTU também têm de ser considerados para que a soma dos gastos não ultrapasse o orçamento do locatário.

Postar um comentário

Fale com o Consultor