Sobrado ou casa térrea? Conheça as vantagens e desvantagens

Uma das primeiras – e mais importantes decisões – que você precisa tomar antes de construir é esta: casa térrea ou sobrado? Como escolher? Há diversos fatores que precisam ser levados em conta. Entre eles: investimento financeiro, aproveitamento de espaço, estilo de vida dos moradores. Deixando de lado preferências pessoais por um momento, vamos revisar alguns deles, começando pela casa térrea.

Casa térrea

De modo geral, uma casa térrea demanda uma construção mais simples. Isso tende a trazer economias de tempo, mão de obra,
material de construção e também de custo dos projetos.

Alguns deles aparecem já na fase de planejamento. Como todos os ambientes ficam no mesmo andar, a casa térrea pode precisar de menos banheiros. Nenhum dinheiro é gasto com escadas, obviamente. Ela também dispensa andaimes e transporte de material para o andar de cima, além de empregar métodos construtivos mais simples. A fundação e a sustentação também costumam ser mais econômica do que a dos sobrados.

A análise dos custos, no entanto, deve ser feita caso a caso. Se por um lado a estrutura costuma ser mais econômica, casas térreas pedem terrenos maiores. Isso ocorre por conta de diferenças no aproveitamento de espaço. Enquanto o sobrado cresce verticalmente com um segundo piso, a casa térrea só pode expandir horizontalmente. Assim, para oferecer a mesma área útil de um sobrado, uma casa térrea pode necessitar de um terreno quase duas vezes maior. É possível que falte espaço externo para manter um quintal, área verde ou de lazer. Isso sem falar dos custos para a construção do telhado, que também precisa ter o dobro do tamanho.

A casa térrea, entretanto, é uma excelente alternativa para quem prioriza facilidade de locomoção. Qualquer mudança de móveis, limpeza e manutenção do ambiente pode ser feita com muito mais facilidade. Da mesma forma, o deslocamento dos moradores é mais seguro – especialmente no caso de idosos, crianças e portadores de necessidades especiais, para quem as escadas representam perigo maior de queda.

Sobrado

Quer ter uma casa com espaço amplo, mas seu terreno não é lá muito grande? O sobrado pode ser a solução. Esse tipo de construção permite bom aproveitamento do espaço, distribuído em dois pisos, e ainda libera espaços no terreno, dependendo do caso.

Outra vantagem diz respeito à privacidade. A divisão da residência em dois andares permite uma separação mais simples entre a área privada familiar e espaço para visitas. Em uma casa térrea, a situação é diferente.

Há ainda quem veja nos sobrados a vantagem de poder executar fachadas mais modernas e arrojadas. É preciso levar em conta, entretanto, que investimentos na estética arquitetônica aumentam o custo da obra – algo que no caso dos sobrados já é incrementado por conta do emprego de fundações e alicerces mais reforçados. Via de regra, a construção de um sobrado implica custos 10% a 12% maiores que os de uma casa térrea. O piso superior também impacta o tempo necessário para a construção da obra. Apenas o escoramento da laje superior, por exemplo, pode acrescentar 28 dias.

Com relação ao interior da habitação, o sobrado tem a desvantagem das escadas, que podem dificultar o dia a dia de idosos, crianças ou pessoas portadoras de necessidades especiais. Por outro lado, o fato de esta edificação ser mais alta e estreita faz com que possua melhor ventilação e que forneça, na maioria das vezes, uma vista mais favorecida da região.

Resumo

Custos comparativos de construção podem ser bastante subjetivos. Como vimos, uma casa térrea pede maior investimento em telhados e na área do terreno, enquanto sobrados podem envolver métodos construtivos mais sofisticados, além de tempo maior de construção. Mas, se considerados níveis parecidos de acabamento, a diferença custos pode ter impacto menor que o esperado, dependendo do caso.

No final do dia, a escolha entre construir uma casa térrea ou um sobrado deve se basear no seu estilo de vida,  em como você se vê morando hoje e nos próximos anos. Mas é claro: saber logo de cara sobre as vantagens e limitações de cada uma delas pode ajudá-lo a garantir uma escolha que atenda suas expectativas.

Postar um comentário

Fale com o Consultor